Diferença entre fazenda, sítio, rancho e chácara

Diferença entre fazenda, sítio, rancho e chácara

Diferenças culturais:

Nos dias atuais há uma imensa pluralidade de culturas, causando que cada região do Brasil há denominações diferentes, podemos citar por exemplo: roça, colonia, rancho,etc. O mesmo acontece com as medições de terra, todavia, devemos ter a ciência de que a medição oficial é o hectare.

Para explicar melhor as diferentes propriedades segue a definição de cada uma delas:

O que é uma fazenda?

Fazenda é definida como sendo uma grande propriedade rural em área, sendo que a mesma se dedica a criação de gado e ao plantio de culturas como soja, milho, café, cana, etc. Uma fazenda usualmente possui mais de cem ha (1 alqueire igual a 2,42 hectares ou 1 hectare igual a dez mil metros quadrados), São conhecidas fazendas no Brasil que possuem mais de três mil hectares, algumas vezes maiores que capitais brasileiras. Outra característica das fazendas é que as mesmas dispõem de várias casas para os trabalhadores.

O que é um sítio?

Sítio é uma propriedade rural com área menor do que as fazendas, em torno de 10 e 99 hectares. Em um sítio usualmente não é criado gado tão frequentemente como uma fazenda fazenda, todavia pode-se criar algumas cabeças, principalmente gado leiteiro. Predominam também as plantações como legumes e verduras, que não ocupam tanto espaço. Outra característica do sítio é que são localizados também longe de áreas urbanas, podendo ser simples apenas para atividades monetárias assim como serem luxuosos com piscinas, área de lazer, quadras esportivas, campo de golfe, etc.

 O que é uma chácara ou rancho?

Uma chácara, também chamada de rancho, também é uma propriedade rural, mas que ocupa geralmente menos de 10 hectares de terra. A diferença entre os dois é que as chácaras são localizadas mais próximas às áreas urbanas e usualmente os chamados ranchos estão localizado à beira de rios, lagos e represas.  A maioria das chácaras e dos ranchos têm um objetivo mais de entretenimento e lazer do que propriamente agropecuário. São propriedades usadas apenas para passar o final de semana, férias e feriados.

img

Renan Rosolen