Mapa do solo brasileiro

Mapa do solo brasileiro

Novo modelo de mapeamento do solo

O mapa digitalizado de carbono orgânico do solo do Brasil é uma união modelagem matemática e pesquisas com dados levantados em campo. Se fosse executado por técnicas tradicionais, um levantamento do mesmo tipo custaria milhões de reais e vários anos de esforços.

A vantagem do novo sistema é utilizar informações ja conhecidas como dados de relevo, material de origem, solo, clima, associando-os a métodos matemáticos estatísticos para descobrir as informações não medidas até o momento.

Importância

Esse projeto têm grande influência para o desenvolvimento da eficácia na agricultura, sendo relevante em manejo de solos, zoneamentos ambientais, planejamento do uso da terra e até mesmo para o manejo da água no território.

Na Dinamarca, com menor extensão do território, o solo está completamente mapeado em uma escala muito boa de detalhamento (1:5.000 ou maior). Porém não são só os países que tem menor extensão territorial que investem no tema. Os EUA, por exemplo, com uma extensão territorial parecida com o Brasil, possuem detalhamento de seus solos da ordem de 1:10.000.

Sustentabilidade

Portanto é urgente que o Brasil invista no conhecimento maior de seus solos para melhor manejar os desafios globais do planeta, como a produção energética, segurança alimentar, mudanças climáticas e até mesmo sustentabilidade, porque não se pode planejar o uso da terra e definir políticas públicas sem o conhecimento do recurso do solo.

mapa-solo-brasileiro

img

Renan Rosolen

Postagens Relacionadas

O gado Nelore no Brasil

Origem da raça no Brasil Atualmente, a raça do gado Nelore no Brasil constitui 80% do rebanho...

Continuar lendo
por Matheus Pinheiro

Diferença entre Hectare e Alqueire

As medidas de área estão presentes em nosso dia a dia de várias maneiras, principalmente quando...

Continuar lendo
por Matheus Pinheiro